O Validador RCAAP de OAI-PMH é uma ferramenta desenvolvida no âmbito do serviço RCAAP com o objetivo de aferir o grau de conformidade de um repositório ou revista com as diretrizes definidas no âmbito do RCAAP. Além disso, permite ainda efetuar vários tipos de validações úteis em processos de curadoria de informação.
Mesmo com a aplicação de normas e protocolos, como o Dublin Core e o OAI-PMH, as interpretações locais muitas vezes comprometem a qualidade dos metadados e a interoperabilidade técnica necessária. Deste modo, o Validador OAI-PMH permite analisar e informar de forma clara o gestor do repositório ou revista no sentido de corrigir os erros identificados e/ou de adotar as melhorias sugeridas.
Desde cedo que o RCAAP adotou as diretrizes DRIVER como o padrão de interoperabilidade dos repositórios e revistas. As diretrizes DRIVER deram origem às Condições de Agregação de Recursos no Portal RCAAP, que para além de garantir a necessária harmonização entre os repositórios participantes na rede RCAAP, facilita ainda a integração, interoperabilidade e compatibilidade dos recursos portugueses, e do portal RCAAP, com outros serviços a nível internacional.
O Validador RCAAP está disponível publicamente para qualquer utilizador e qualquer tipo de recurso desde que tenha uma interface OAI-PMH e o esquema de metadados oai_dc. Após iniciar uma validação através do preenchimento de um formulário, será confirmado o pedido e passado alguns minutos receberá por e-mail um relatório onde se explanam algumas estatísticas e as não conformidades.