Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

O RCAAP tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal e armazenar, disponibilizar e preservar a produção científica que nos for confiada. Esta missão materializa-se nos seguintes objetivos.

Visibilidade

Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade académica e de investigação científica portuguesa, o que é importante para a comunidade académica e científica mas também para a sociedade em geral!

Acesso

Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção científica nacional através do registo da produção científica em sistemas de informação específicos – os repositórios institucionais – e da sua agregação no portal RCAAP. 

Internacionalização

Integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais através da disponibilização de um agregador e de um diretório da produção académica e científica que facilitam a interoperabilidade e a interligação das publicações com outras ferramentas no mundo.

O RCAAP assume um papel importante na promoção da Ciência Aberta, nomeadamente na adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal e no aumento da visibilidade dos resultados da atividade académica e científica portuguesa.

Este papel é materializado através de inúmeros serviços, em particular o Portal RCAAP e o Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais – SARI.

Através do portal RCAAP pode aceder-se a milhares de artigos de revistas científicas, comunicações, teses e dissertações, entre outras tipologias, que se encontram dispersos por inúmeros repositórios e revistas científicas portugueses das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de Investigação e Desenvolvimento. O SARI é disponibilizado em regime SaaS libertando as instituições da gestão técnica de um serviço desta natureza e possibilitando que estas se foquem na gestão da informação científica produzida na sua instituição.

Uma Infraestrutura de Ciência

Além dos serviços, o RCAAP representa ainda uma infraestrutura aberta para a gestão de ciência, permitindo o cumprimento das políticas de acesso aberto da FCT e da Comissão Europeia, o depósito legal de teses e dissertações, assim como integrações com outros serviços de gestão de ciência em Portugal como o Ciência Vitae ou a b-on.

Alinhamento Nacional e Internacional

O serviço RCAAP baseou-se desde sempre por alinhar os seus serviços com os requisitos de integração internacionais, adotando as diretrizes da comunidade nesta área por forma a maximizar a visibilidade dos conteúdos científicos nacionais. Neste contexto, são adotadas as recomendações da iniciativa PT-CRIS para garantir a interoperabilidade no contexto nacional e internacional.

Cooperação Luso-brasileira

Através de um protocolo de colaboração Luso-Brasileiro assinado entre os ministérios de Ciência de Portugal e do Brasil, o RCAAP, em conjunto com o IBICT do lado do Brasil, desenvolvem anualmente a Conferência Lusófona de Ciência Aberta, partilham reciprocamente a informação científica nos seus portais nacionais (RCAAP e Oasisbr) e colaboram na partilha de boas práticas entre os dois países no domínio da Ciência Aberta.

Última Atualização: 30/03/2022

Primeiros Passos do RCAAP

Serviços Relacionados

Conheça outros serviços nacionais de apoio à gestão da investigação!

Contacte-nos!

Estamos disponíveis para responder às suas questões!