O Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) destina-se a ser utilizado por qualquer das instituições do sistema científico e do ensino superior para alojamento do seu repositório com individualização de identidade corporativa própria. Para além da personalização da imagem do repositório, cada instituição pode também definir e implementar as configurações e parametrizações que considere adequadas à sua estrutura organizacional e às suas políticas de auto-arquivo de publicações e de gestão do repositório, desde que possíveis de implementar através da plataforma DSpace.

O Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais é fornecido em regime SaaS, isto é, assenta em infraestruturas do RCAAP (hardware, alojamento, conetividade, sistemas base, aplicações, segurança perimétrica, serviço de backups, monitorização e alarmística) cuja gestão e operação é feita pela equipa RCAAP.

A operação e administração de cada repositório institucional é da responsabilidade das instituições aderentes. A plataforma que suporta o SARI é o sistema DSpace desenvolvido pela comunidade com apoio da Lyrasis.Os repositórios disponibilizados neste regime são automaticamente indexados no portal RCAAP pois estão já configurados para permitir a adequação às diretrizes de integração no Portal RCAAP.

A adesão ao serviço está condicionada à abertura de candidaturas ao serviço SARI que são sempre divulgadas no website e redes sociais do RCAAP.

Última Atualização: 30/03/2022

Indicadores

+0
Visualizações de Publicações por Ano
+0
Publicações nos SARIs
0
Repositórios Alojados
+0
Downloads de Publicações por Ano

Links Úteis

Últimas Notícias

 

  • A Lyrassis acaba de anunciar o lançamento do DSpace 7.3. […]

    Continuar a ler
  • No final do mês de janeiro de 2022 a taxa […]

    Continuar a ler
  • Boas Festas :)  

    Continuar a ler