by webmaster@rcaap.pt
Share
Partilhar
O RCAAP tem vindo a desenvolver esforços no sentido de promover a integração da sua rede com outros sistemas de gestão de ciência. Um fator crítico para promover esta integração é a utilização de identificadores comuns que classifiquem entidades como autores, publicações, organizações ou programas de financiamento. Nesse sentido, foi introduzida no final de 2018, a possibilidade de se associarem identificadores de autores a nomes de autor no ato do depósito ou em tarefas de curadoria dos dados.
Seis meses após a entrada em produção da referida funcionalidade, importou rever alguns procedimentos, enumerar algumas boas práticas e responder a eventuais dúvidas que possam subsistir. Para isso realizou-se um webinar nos dias 02 e 04 de julho, nos quais foram abordados os seguintes tópicos:
- Objetivos da funcionalidade;
- Valor acrescentado da utilização de identificadores de autores;
- Descrição da funcionalidade (como funciona, fontes de dados);
- Particularidades (nome do autor vs nome de citação)
- Como fazer update no backoffice quando já se tem identificador e sem utilizar o botão com lupa;
- Variantes do nome do autor no repositório e como fica indexado no Solr;
- Boas práticas de curadoria (adição, edição, atualizações em lote)
A gravação deste webinar, destinado a todos os Utilizadores que tenham como responsabilidade efetuar esta associação, está já disponível para consulta na plataforma eLearning do Projeto RCAAP, nas disciplinas SARI – Repositório Institucional e Repositório Comum.
Sete Instituições que integram o Repositório Comum, já disponibilizam às […]