Categories: Notícias Old

by webmaster@rcaap.pt

Share

Categories: Notícias Old

Partilhar

Período de manifestações de interesse e candidaturas

Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que publicam revistas científicas que, de 14 de maio a 3 de junho de 2018, se encontra aberta a call para apresentação de candidaturas para a criação de contas de atribuição de identificadores persistentes a documentos científicos no Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes do RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).

O Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes destina-se a ser utilizado, gratuitamente, por revistas científicas para atribuição de DOIs (Digital Object Identifier) a documentos produzidos no âmbito de investigação académica e científica. A adesão ao serviço consiste na atribuição de uma conta de acesso à plataforma da Agência de Registo DataCite com um prefixo específico associado e uma quota anual de DOIs para atribuir aos documentos publicados pela revista científica, dentro dos padrões definidos pelo serviço, assim como formação e serviço de apoio de primeira linha (helpdesk) à sua utilização.

A gestão da atribuição dos DOIs é da responsabilidade da revista associada à conta, para isso a equipa RCAAP fornece apoio inicial e formação básica para configuração de sistemas para  atribuição automática de DOIs.

As revistas científicas que estejam interessadas em obter o serviço DOI deverão, até ao dia 3 de junho de 2018, comunicar esse interesse preenchendo o formulário online abaixo indicado.

Da análise das manifestações de interesse resultará a seleção de 10 (dez) candidaturas para revista científica para passarem a integrar o Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes.

Condições de Elegibilidade para Revistas:

  • Integrar o portal RCAAP;
  • Cumprir com as condições de Agregação do Portal RCAAP;
  • Ter um eISSN (ou ISSN-L);
  • Possuir uma política Creative Commons;
  • Cumprir a periodicidade de publicação;
  • Efetuar revisão por pares dos artigos publicados;
  • Possuir um registo no DOAJ;
  • Possuir uma política de Depósito no Sherpa/Romeo;
  • Adoção do https://orcid.org/content/requiring-orcid-publication-workflows-open-letter num espaço de 12 meses

A seriação das revistas científicas para efeitos de seleção à prestação do serviço será realizada com base nos seguintes critérios:

  • Utilizem uma plataforma de gestão editorial Open Journal System (OJS);
  • Maior longevidade da publicação;
  • Maior número de artigos revistos por pares publicados nos últimos 3 anos.

Link do formulário de candidatura: https://goo.gl/forms/2AoSdrVoNzKlSFFE3

Conteúdos relacionados