Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

SARDC - Serviços - Sobre o RCAAP | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

SARDC – SERVIÇO DE ALOJAMENTO DE DADOS CIENTÍFICOS

  • PDF
  • E-mail

O Serviço de Alojamento de Repositórios de Dados Científicos (SARDC) pretende disponibilizar uma plataforma para o livre acesso aos dados criados e utilizados no âmbito do trabalho de investigação de instituições de âmbito nacional.

Caracteriza-se pela disponibilização de uma plataforma de repositórios (DSpace) e de suporte a toda a componente de manutenção de dados, como backups, monitorização, atualização, segurança, etc, mantendo desta forma os investigadores fora da preocupação destas tarefas.

Este serviço integrado apoia na implementação inicial do repositório, nomeadamente na definição da estrutura do repositório e da adequação do formulário de depósito a esquemas de metadados específicos. Além disso, as instituições aderentes têm ao seu dispor um serviço de helpdesk para qualquer questão relacionada com o serviço.

Finalmente, o serviço SARDC pretende disponibilizar os dados depositados no repositório através do Portal RCAAP.

O serviço está disponível em: http://dados.rcaap.pt.