Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

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Notícias | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Call 7 - Repositórios para SARI

Segunda, 29 Agosto 2011 13:29

Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que, de 29 de Agosto a 19 de Setembro de 2011, se encontra aberta a sétima CALL para apresentação de candidaturas para a criação de repositório institucional em regime de SARI (Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais) do projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal).

O SARI destina-se a ser utilizado, gratuitamente, por qualquer das instituições do sistema científico e do ensino superior para alojamento do seu repositório com individualização de identidade corporativa própria. O SARI oferece o conjunto de serviços associados ao alojamento dos repositórios, como a gestão e manutenção da infra-estrutura (equipamentos e aplicações necessárias ao funcionamento do repositório), garantindo a sua disponibilidade e funcionalidade para as instituições, cópias de segurança dos conteúdos depositados nos repositórios, serviço de apoio (helpdesk) à utilização da infra-estrutura, etc.

A operação e manutenção da infra-estrutura é da responsabilidade da equipa do projecto RCAAP. Mas a operação e gestão de cada repositório é da responsabilidade da instituição a que está associado. Nesse sentido, no processo de adesão ao serviço SARI para além de apoio à configuração inicial, as instituições recebem também formação básica para gestores e administradores de repositórios.

As instituições que estejam interessadas em alojar os seus repositórios institucionais no serviço SARI deverão, até ao dia 19 de Setembro de 2011, comunicar esse interesse enviando uma mensagem de correio electrónico para o endereço info @ rcaap.pt, com os seguintes elementos:
1 – Nome da instituição;
2 – Breve caracterização da instituição - 1 a 2 páginas com informação relevante sobre a instituição, nomeadamente: número de docentes/investigadores, dimensão aproximada da produção científica em 2010 – nº de artigos em revistas, nº de teses e dissertações, nº de comunicações em conferências, etc. -, número de artigos indexados em cada um dos três anos anteriores à candidatura nas bases referenciais Wok e no Scopus, principais áreas científicas, existência de repositório(s) ou sistema(s) de informação semelhantes na instituição, e quaisquer outros elementos considerados importantes;
3 – Identificação e contactos do responsável institucional pelo projecto de alojamento

Da análise das manifestações de interesse resultará a selecção de 2 (duas) candidaturas para passarem a integrar o serviço SARI.
Serão considerados dois critérios de elegibilidade:

1) o histórico de produção
2) o número de documentos disponíveis para depósito.

O primeiro critério determina que a instituição candidata tenha X ou mais artigos indexados numa base referencial de referência (Scopus ou Wok) num dos três anos que antecedem a candidatura.

O segundo critério requer que as instituições candidatas cumpram com os valores mínimos de documentos para constituição do SARI. Para o efeito são fornecidas duas alternativas: a) a instituição possuiu Z documentos para depósito imediato;
b) a instituição depositou Y documentos no repositório comum ou num repositório local nos últimos 12 (doze) meses.

Os valores de referência para X, Z e Y são, respectivamente 25, 500 e 200.

Em síntese são considerados critérios essenciais os seguintes:
1. Histórico de produção: média > X artigos/ano (indexados em fontes de referência)
2. Valores mínimos (threshold):
a) Z documentos disponíveis para depósito (SARI imediato);
b) Y documentos em RI (local ou comum) em 12 meses; ou

A candidatura é considerada elegível se se verificar o critério 1 e ainda se se cumprir um das alíneas do critério 2.

No processo de selecção serão ainda considerados factores como a tipologia, dimensão e localização geográfica procurando-se garantir alguma diversidade nas instituições seleccionadas.
Os resultados serão comunicados a todas as instituições que apresentem manifestações de interesse. As instituições que não sejam seleccionadas nesta fase ficarão desde já numa bolsa de candidatos que integrará a próxima fase de manifestações de interesse, para a selecção de mais instituições, que previsivelmente ocorrerá durante o próximo semestre.
Para qualquer informação ou esclarecimento adicional deverão contactar o projecto RCAAP através do endereço info @ rcaap.pt.

Novidades do Portal RCAAP já disponíveis

Quinta, 04 Agosto 2011 23:41

Alterações e novos desenvolvimentos técnicos no Portal RCAAP já disponíveis

O Portal RCAAP apresenta-se agora renovado com novas especificações técnicas e funcionalidades e a integração de mais repositórios. Estes desenvolvimentos técnicos resultam dos processos de melhoria contínua do portal, do redimensionamento resultante da inclusão do projeto OASIS Brasil e da agregação do texto integral dos documentos, apresentando-se assim uma plataforma mais robusta e com um volume maior de dados pesquisáveis.

Alterações efectuadas

Depois de vários estudos e hipóteses para melhorar a performance do Portal decidiu-se adicionar um sistema específico para indexação e pesquisa em texto integral. A solução escolhida para análise e implementação foi o Apache Solr (http://lucene.apache.org/solr). O facto de ser um projeto Apache garante-lhe um elevado nível confiança/fiabilidade assim como as várias instalações “worldwide” e as várias funcionalidades relacionadas com pesquisa em texto integral. As funcionalidades principais são: pesquisa em texto integral, contagens baseadas na pesquisa (i.e. “faceted search”), cluster dinâmico de instâncias do Solr, módulos de integração com base de dados, escalável, entre outros. 

Para manter o aspecto e as funcionalidades existentes no Portal RCAAP e usufruir de um novo sistema de indexação, foi usada a biblioteca Apace SolrJ (http://wiki.apache.org/solr/Solrj) para o interface comunicar diretamente com o motor de pesquisa.

Validação integrada

Outra novidade para os gestores de repositórios é a integração do validador RCAAP (http://validador.rcaap.pt) no Portal RCAAP. Desta forma, todos os novos registos agregados diariamente pelo Portal RCAAP serão validados e os eventuais erros identificados serão enviados automaticamente para o email do gestor do repositório. Esta funcionalidade permitirá que os gestores de repositórios possam corrigir os problemas dos registos assim que são integrados no Portal RCAAP.

Performance

O tempo de resposta do novo motor de pesquisa (Solr) é marcadamente menor do que o anterior (Mysql).

Gráfico 1

 

Alargamento do Prazo de Submissões à 2ª Conf. Luso-Brasileira para 15 de Agosto

Sexta, 29 Julho 2011 15:11

A todos os interessados,

O prazo para a submissão de comunicações e posters para a 2ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto foi adiado até ao dia 15 de Agosto.

Acesso ao Website da Conferência

Sobre a 2ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto

Terça, 12 Julho 2011 13:13

Até 31 de Julho estão abertas as submissões para trabalhos a serem apresentados na 2a. Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto, que este ano será realizada entre os dias 24 e 25 de novembro nas instalações da CPRM - Serviço Geológico do Brasil , no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas com antecedência por meio da página da Conferência, disponível em: http://confoa2011.ibict.br.

Rio de Janeiro

A segunda edição da Conferência (o primeiro foi realizado em Portugal, em 2010) pretende reunir as comunidades brasileiras e portuguesas que desempenham atividades (pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços, definição de políticas, etc.) relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento científico. Os temas a serem tratados no âmbito da conferência são os seguintes:

 

  • - repositórios de publicações científicas;
  • revistas científicas de acesso aberto;
  • repositórios de dados;
  • direitos autorais;
  • políticas e mandatos de acesso aberto;
  • interoperabilidade entre os repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e acadêmica.

Os trabalhos poderão ser submetidos a partir do dia 1 de Julho nas seguintes modalidades:

*Comunicações* – Deverá ser apresentado um resumo de 1 a 2 páginas (aproximadamente 500 a 1.000 palavras) de cada proposta. Os resumos das comunicações aceitas, bem como as apresentações e outro material relacionado, serão disponibilizados no sítio da Conferência no dia 22 de Agosto.

*Pôsteres* – Deverá ser apresentado um resumo de 1 página (até 500 palavras). Os pôsteres aceitos serão exibidos durante a Conferência e estarão também disponíveis no sítio a partir do dia 22 de Agosto.

A 2a. Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto é promovida pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e conta com o apoio da FCCN e da Universidade do Minho (Portugal) e da Rede RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Todas as informações a respeito da Conferência, bem como o processo de submissão dos trabalhos, são realizados por meio do sítio: http://confoa2011.ibict.br

*Datas importantes:*

1 a 31 de Julho: submissão dos resumos (comunicações e pôsteres)

1 a 15 de Agosto: avaliação dos trabalhos pela comissão científica

22 de Agosto: divulgação dos resumos aceites

Acompanhe as informações sobre o evento também nas redes sociais:

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Candidaturas para Serviço de Repositório de Dados Científicos

Quarta, 18 Maio 2011 16:28

Convite para a apresentação de manifestações de interesse no Serviço de Repositórios de Dados Científicos

Na sequência da realização do relatório de estado da arte de repositórios de dados científicos disponível em http://bit.ly/9P3B5x) e do projecto-piloto de repositórios de dados científicos realizado em 2010, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) vem por este meio informar todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que, de 17 a 31 de Maio de 2011, se encontra aberto o período de manifestação de interesse e candidatura ao Serviço de Alojamento de Repositório de Dados Científicos Institucionais SARDCI) do RCAAP. Este serviço destina-se a instituições do sistema científico que possuam conjuntos de dados científicos que necessitem de curadoria e estejam em condições de ser partilhados (ainda que com eventuais restrições).

O SARDCI é um serviço gratuito que oferece um conjunto de serviços associados ao alojamento de repositórios de dados científicos, tais como a gestão e manutenção das infraestruturas (equipamentos e software base) e das aplicações de suporte à gestão e operação das revistas científicas (ciclo de vida editorial e disponibilização de conteúdos). O SARDCI inclui o apoio inicial à parametrização das aplicações de gestão e operação dos repositórios de dados científicos, o serviço de apoio (helpdesk) e acções de formação destinadas aos gestores e administradores de repositórios de dados científicos.

A utilização do SARDCI terá de fazer-se com o respeito integral pelo estabelecido na Carta ao Utilizador (AUP) da RCTS disponível em http://www.fccn.pt/pt/rede-academica/a-rede-cienciatecnologia-e-sociedade-rcts/.

As instituições que estejam interessadas em alojar as suas revistas científicas no SARDCI deverão comunicar esse interesse enviando uma mensagem de correio electrónico para o endereço info @ rcaap.pt com os seguintes elementos:

1 – Nome da entidade;
2 – Breve caracterização da entidade - 1 a 2 páginas com informação relevante sobre a entidade, nomeadamente: número de investigadores, principal(ais) área(s) científica(s), produção e outputs científicos (nº de artigos em revistas, nº de teses e dissertações, nº de comunicações em conferências, conjuntos de dados, outros outputs), existência de unidades ou especialistas (nomeadamente de biblioteconomia e documentação ou informática) que colaborem, ou possam vir a colaborar, nas actividades de curadoria de dados;
3 – Descrição dos conjuntos de dados a integrar no projecto - características e dimensão dos conjuntos de dados científicos a serem integrados no repositório de dados, situação actual desses dados, eventuais limitações de acesso ou partilha dos dados e outros elementos considerados relevantes;
4 – Identificação e contactos do responsável institucional pelo projecto na entidade.

Serão considerados factores preferenciais para a selecção das candidaturas:
- a área científica dos conjuntos de dados a integrar no projecto (procurando garantir alguma diversidade disciplinar);
- o volume de dados (procurando garantir alguma massa crítica) e o respectivo potencial de reutilização;
- a candidatura, para além do interesse da unidade de investigação proponente, contar com o apoio local no domínio da curadoria dos dados (nomeadamente das unidades, ou especialistas, locais de biblioteconomia e documentação ou informática).

Da análise das manifestações de interesse resultará a selecção de um máximo de 2 (duas) candidaturas. Os resultados serão comunicados a todas as instituições que apresentem manifestações de interesse. As instituições que não sejam seleccionadas nesta fase ficarão desde já numa bolsa de candidatos que, mediante confirmação, integrarão a próxima fase de manifestações de interesse, para a selecção de mais instituições, que previsivelmente, ocorrerá durante o próximo ano.

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional deverão contactar o projecto RCAAP através do endereço info @ rcaap.pt.