Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

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Notícias | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Inscrições abertas para a ConfOA 2017

Terça, 20 Junho 2017 08:53

Encontram-se abertas as inscrições para a 8ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto que se irá realizar na Fiocruz, Rio de Janeiro - Brasil, de 4 a 6 de outubro de 2017.

Tem por objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o Acesso Aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

As incrições são gratuitas e podem ser realizadas em: http://confoa.rcaap.pt/2017/inscricoes/

Para quem já efetuou a inscrição antes da abertura oficial, solicitamos que não volte a efetuar o registo uma vez que o mesmo está válido.

Aos Autores que foram notificados da aceitação dos trabalhos recomendamos que efetuem a inscrição.

Versão 2.4.8.2 do OJS já disponível no serviço SARC

Terça, 06 Junho 2017 09:04

No âmbito do Projeto RCAAP disponibilizou-se a versão 2.4.8.2 do Open Journal Systems (OJS), em todas as revistas científicas que integram o Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC).

Open Journal Systems (OJS) é uma solução de código aberto para gestão e publicação de revistas científicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project(PKP), fornecendo a infraestrutura técnica não apenas para apresentação online de artigos, mas também todo o workflow inerente. Trata-se de um programa gratuito e de fácil instalação num servidor Web local.

Tem por objetivo reduzir o tempo das tarefas administrativas associadas à edição de uma revista, assim como disponibilizar qualidade à manutenção dos registos e eficiência aos processos editoriais, através de uma série de inovações que torna os processos mais transparentes e de melhor indexação.

O software tem por base a arquitetura de um plugin, semelhante a outros projetos disponíveis na comunidade, como por exemplo o WordPress, que permite que outros recursos (COUNTER, Feds de RSS, entre outros) sejam integrados sem que seja necessário proceder à alteração de todo o código principal.

Trabalhos relativos à SIAA 2017 já iniciaram

Segunda, 29 Maio 2017 16:05
No âmbito do grupo de trabalho de Divulgação do Projeto RCAAP iniciaram-se os trabalhos relativos à planificação e atualização dos materiais relacionados com a Semana Internacional do Acesso Aberto (SIAA) 2017.

Pretende-se que em 2017 mais Instituições adiram a este movimento internacional que irá decorrer de 23 a 29 de outubro com a temática "Everywhere<

Sugerimos que sejam planeadas e realizadas pequenas atividades mas com forte impacto junto da Comunidade de cada um.

Para já, deixamos algumas sugestões:

- registo / atualização  da informação no ROARMAP

- registo / atualização  da informação no DOAJ

- registo / atualização  da informação no openDOAR

Façam-nos chegar as vossas atividades para publicação no website: http://www.acessolivre.pt/ e no facebook do Projeto RCAAP.

 Em 2017 queremos uma Comunidade perspicaz, audaz!!!

Contamos com todos na celebração deste movimento.

CALL: Acolhimento da 9ª Conferência Luso Brasileira de Acesso Aberto

Terça, 23 Maio 2017 08:40

Período de manifestações de interesse e candidaturas

 

Informam-se todas as instituições do sistema científico e de ensino superior nacional que se encontra aberto o período para apresentação de candidaturas para acolhimento da 9ª Conferência Luso Brasileira de Acesso Aberto. As conferências Luso Brasileiras de acesso aberto surgiram na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e do Brasil em outubro de 2009. A primeira foi organizada em 2010 pela Universidade do Minho e a oitava irá realizar-se-á de 4 a 6 de outubro de 2017 no Rio de Janeiro, Brasil. Estas conferências pretendem reunir as comunidades brasileiras e portuguesas que desenvolvem actividades (pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços, definição de políticas, etc.) relacionadas com o acesso aberto e a ciência aberta. As instituições que estejam interessadas em acolher a 9ª Conferência Luso Brasileira de Acesso Aberto deverão, até ao dia 3 de Julho de 2017, comunicar esse interesse enviando uma mensagem de correio electrónico para o endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , com os seguintes elementos:

 

  1.    Nome e breve caracterização da instituição;
  2.    Motivação para acolherem a conferência;
  3.    Composição da comissão organizadora local (2 a 3 elementos) que será responsável por, em articulação com a comissão organizadora permanente portuguesa e brasileira, organizar a conferência;
  4.    Caracterização dos espaços considerando que:
  5. a)    É necessário um auditório com capacidade para cerca de 300 pessoas;
  6. b)    São necessários espaço(s) junto ao local da conferência para afixação dos posters, para a realização de coffee breaks e de almoços, e para o registo dos participantes;
  7. c)    É desejável dispor de outra sala/auditório com capacidade para cerca de 100 pessoas (para o caso de ser necessário realizar sessões paralelas);
  8. d)    É desejável dispor de 1 ou 2 salas pré/pós evento, com capacidade para entre 50 e 100 pessoas, para eventuais tutoriais/oficinas conferência;
  9.   Caracterização dos serviços de áudio e vídeo indicando não apenas as principais características do equipamento disponível em cada um dos espaços como também os potenciais recursos para os operarem;
  10.   Confirmação da disponibilidade em assegurar as actividades de logística considerando que é necessário tratar dos aspectos relacionados com as inscrições e coffee-breaks de todos os participantes; o alojamento, viagens e refeições dos convidados; o merchandising (pastas/mochilas, pendurantes/crachats e eventualmente outros materiais) e ainda materiais de promoção, divulgação e sinalética bem como a relação com potenciais patrocinadores;
  11.    Custos a suportar pela FCT|FCCN. Considerando uma estimativa global dos custos totais do evento (viagens e alojamento de convidados, merchandising e materiais de promoção, coffee-breaks, refeições dos membros da comissão organizadora, científica e convidados, etc.), a existência de eventuais patrocínios e de suporte financeiro da própria instituição, quais os custos que teriam de ser suportados pela FCCN.

A FCT|FCCN assegurará a disponibilização e a gestão da plataforma de gestão da conferência.

"Kit de Dados Científicos - RCAAP" já disponível para download e consulta

Terça, 09 Maio 2017 09:41

 

O "Kit de Dados Científicos - RCAAP" já se encontra disponível para download e para consulta, nos sites do projeto e de eLearning do RCAAP, respetivamente. Este trabalho foi recentemente apresentado à comunidade enquanto flash-talk no 2ºFórum de Dados de Investigação.