Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Notícias | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Mais de 600 000 registos agregados de recursos nacionais pelo Portal RCAAP

Portal RCAAP agrega mais de 600 000 registos de recursos nacionais.

Portal RCAAP é a componente central do Projeto RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) e tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos existentes nos repositórios institucionais e nas revistas científicas das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D.

No espaço de um ano mais de 100 000 registos foram agregados. Na mesma proporção de crescimento encontram-se, naturalmente os recursos agregados.

Em maio de 2018 eram 148 recursos nacionais, presentemente são 240. Estes números desdobram-se em 27 repositórios institucionais integrados no Serviço de Alojamento de Repositórios Institucioanis (SARI's), 25 repositórios institucionais com gestão local, em 1 Repositório Comum (partilhado por 71 Instituições), 22 revistas científicas integradas no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC), 94 com gestão local e o Portal Scielo Portugal.

Indiscutivelmente que os repositórios institucionais e as revistas científicas são parte integrante e de relevo do ecossitema de gestão da ciência. Porém, certamente, só o são devido ao esforço e colaboração de todos os interveninetes nos workflows destas plataformas que muito contribuem para este sucesso que, por sua vez, fazem com que o acesso à informação e ao conhecimento seja de vital importância para o progresso do ensino e da investigação mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Desafiamos a Comunidade a consultarpartilhar e questionar ainda mais o projeto RCAAP. Queremos audácia!!!