Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Recursos sobre Dados - consultar Recursos de apoio | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Recursos sobre Dados

  • PDF
  • E-mail

Kit de Dados de Investigação


Foi publicado recentemente o Kit de Dados de Investigação, um documento que tem como objetivo introduzir a gestão de dados de investigação e temas relacionados à comunidade RCAAP. Esta iniciativa visa informar e apoiar essencialmente os gestores de repositórios no desenvolvimento em ações de disseminação e formação nas instituições de investigação e, por consequência, apoiar igualmente investigadores, gestores de ciência e outros parceiros envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação. O documento está disponível para download aqui e na plataforma de eLearning do RCAAP. 

 

Eventos GDI


O RCAAP co-organizou e participou nos primeiros eventos a nível nacional relativos à gestão de dados de investigação.

 

Conferência Dados de Investigação


A crescente relevância da preservação e gestão de dados digitais para a investigação científica requerem das instituições de produção do conhecimento estruturas adequadas acompanhadas de planos integrados de ação. Instituições, comunidades de investigadores, gestores de infraestruturas e serviços de informação, bem como administradores ou gestores de ciência, são desafiados a utilizar ferramentas e instrumentos em permanente atualização suscitando o aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências desejavelmente num ambiente de partilha de práticas, recursos e necessidades.

Neste contexto foi organizada a conferência “Dados de investigação e Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional”, com o objetivo de estabelecer as linhas orientadoras da estratégia nacional para os dados de investigação, reunindo responsáveis e decisores políticos, investigadores e coordenadores de projetos, gestores de ciência e gestores de infraestruturas e de serviços de informação.

 

1º Fórum GDI


A realização do 1º Fórum GDI procura congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à Gestão de Dados de Investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas.

A organização deste Fórum, que se quer com a periodicidade mínima anual, surge de necessidades identificadas por diferentes especialistas e atores no domínio da Gestão de Dados de Investigação. Resulta do desenvolvimento de projetos e infraestruturas de informação e dados científicos, no âmbito da FCT-FCCN, do projeto RCAAP e de várias instituições de investigação e ensino superior e no contexto da construção da Política Nacional de Ciência Aberta.

O relatório do evento encontra-se disponível aqui. 

 

2º Fórum GDI


A organização deste 2º Fórum GDI resulta da realização, em setembro de 2016, da Conferência “Dados de Investigação e Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional” (http://confdados.rcaap.pt) que estabeleceu a necessidade de dinamizar um espaço nacional de cariz interativo que reunisse profissionais do sistema científico nacional envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação. O 1º Fórum GDI realizou-se precisamente no dia subsequente ao da Conferência de Dados e foram iniciativas integradas no quadro do desenvolvimento da Política Nacional de Ciência Aberta do programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Este 2º Fórum GDI segui o modelo do primeiro, com um programa que integra breves apresentações de iniciativas emergentes e projetos (flash talks), uma mesa-redonda sobre “Serviços, papéis e responsabilidades na gestão de dados de investigação nas instituições” e ainda a realização de dois workshops, um subordinado a questões legais de privacidade e licenciamento dos dados e um outro sobre repositórios de dados abertos.

 

3º Fórum GDI


3º Fórum GDI realizar-se-á no dia 6 de novembro de 2017, na Universidade do Minho  >> marque na agenda!