Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

FAQ'S

O que são metadados?

Literalmente, metadados significam dados sobre dados. Os metadados são dados associados a objetos ou sistemas de informação para fins de descrição, administração, uso, preservação, etc. Existem vários tipos de metadados: descritivos (que servem para identificação e localização), administrativos (criação, direitos, controlo de acesso, etc.) e estruturais (que relacionam os objetos).

O sucesso na pesquisa e localização de um documento ou um conjunto de documentos relevantes para um determinado utilizador dependente muito da qualidade e da consistência da informação descritiva disponível para pesquisar. Alguma descrição pode ser feita mecanicamente: os tamanhos dos ficheiros, somas de verificação, e a indexação de texto integral, por exemplo, são elementos críticos, e por isso estão incluídos automaticamente no Repositório. Mas é também necessária uma descrição mais profunda, realizada com intervenção humana, para determinar aspetos como títulos, autores, identificadores únicos, e resumos.

O Repositório utiliza uma versão qualificada do Dublin Core - http://dublincore.org, para normalizar a descrição dos seus conteúdos. Algumas comunidades ou coleções podem também ter metadados à medida das suas necessidades (como registos MARC para coleções de livros). Mas mesmo quando são usados, convertemos esses metadados mais detalhados para o nosso vocabulário Dublin Core para assegurar a existência de uma camada comum de especificidade descritiva para pesquisar e percorrer o conjunto das coleções. As páginas "Descrever" na interface do processo de depósito convertem os valores que introduz para o nosso vocabulário: a informação que introduzir será usada por terceiros para localizar o seu documento em futuras pesquisas. Por isso, leia com atenção a explicação de cada campo e consulte os ecrãs de ajuda.

categoria