Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
Mais de 1 milhão de documentos agregados pelo portal RCAAP PDF E-mail

No ano em que o Projeto RCAAP comemora o seu décimo aniversário, o Portal RCAAP agrega mais de 1 milhão de documentos de 129 recursos nacionais e um brasileiro.

O Portal é a componente central do Projeto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. Desde 2010 passou a agregar os conteúdos científicos produzidos no Brasil disponibilizados a partir do agregador mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O Portal constitui-se como um ponto único de pesquisa, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico o que faz com que a relevância deste número só se torna possível devido à envolvência de toda a Comunidade. Justifica, certamente, o reconhecimento e visibilidade que o projeto RCAAP detém, contribuindo em larga escala para o incremento do Acesso Aberto em Portugal e no mundo.

Lançamos o desafio para que consultempartilhem e questionem ainda mais o projeto RCAAP.

Queremos uma Comunidade audaz!

 
CALL no âmbito do 10ª Aniversário do Projeto RCAAP PDF E-mail

Em 2018 o Projeto RCAAP comemora o seu décimo aniversário.

Das várias iniciativas destinadas a assinalar esta data, destaca-se o “Dia RCAAP”, um evento que decorrerá no dia 17 de dezembro de 2018 no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, que tem como objetivo reunir a comunidade para partilhar e refletir sobre o passado, presente e futuro do Projeto RCAAP.

Uma das sessões do evento, com o título provisório “Estórias da história do RCAAP”, pretende reunir pequenos relatos de membros da comunidade, sobre a importância e o impacto do RCAAP e dos seus serviços e ferramentas como o SARI, o SARC, o Kit de Políticas Open Access, entre outras, na sua instituição ou comunidade (por exemplo, em que medida tornou possível a criação ou consolidação de um repositório ou revista)  e/ou no seu percurso profissional pessoal.

Assim, caso esteja interessado(a) em participar ativamente nesta iniciativa, agradecemos que manifeste esse interesse e disponibilidade até ao próximo dia 21/05/2018 indicando:

  1. Participante: Nome e Instituição
  2. Que tema/estória se propõe apresentar?

Cada testemunho deverá ter 5 minutos.

Queremos que a comemoração seja da Comunidade para a Comunidade RCAAP.

Contamos com a vossa audácia!

 
Depósito de Teses e Dissertações: taxa global de cumprimento PDF E-mail

 

 

Em março de 2018 a taxa global de cumprimento do depósito de teses e dissertações nos repositórios institucionais agregados pelo Portal RCAAP atingiu os 83,45%, tendo por base dados disponibilizados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Baseado nos dados disponibilizados em outubro de 2016, em que o cumprimento global era de 37,76%, verifica-se um aumento relativo de 121%. Se analisarmos os mesmos dados disponibilizados em março último por subsistema, verifica-se que a percentagem de cumprimento no Ensino Superior Privado – Politécnico é de 69,16%, no Ensino Superior Privado – Universitário é de 74,88%, no Ensino Superior Público – Militar e Policial Universitário é de 75,58%, no Ensino Superior Público – Politécnico é de 82,56% e no Ensino Superior Público – Universitário é de 80,58%.

Estes dados de 2018 são, de facto, de modo geral bastante animadores, comparando com dados anteriores:

 

Porém, se a análise for detalhada, verifica-se que algumas Instituições Universitárias e Politécnicos (Públicas e Privadas) e Universidades Militares continuam com taxas de incumprimento elevadas. Recorda-se que o procedimento de inserção do identificador TID nas teses e dissertações já depositadas é bastante simples e poderá ser consultado aqui.

Para consultar ou relembrar informação relativa ao depósito de teses e dissertações, aceda a: https://blog.rcaap.pt/?s=teses&submit=Pesquisar

 
ConfOA 2018: inscrições abertas PDF E-mail

Encontram-se abertas as inscrições para a 9ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto que se irá realizar nos dias 2 e 3 de outubro (com workshops pós-conferência previstos para 4 de outubro), no campus do ISCTE-IUL, em Lisboa.

A Conferência tem por objetivo promover a partilha, discussão, produção e divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisa sobre o Acesso Aberto em todas as suas dimensões e perspetivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em: http://confoa.rcaap.pt/2018/

Outras informações relativas à 9ª ConfOA estão ou estarão brevemente disponíveis aqui.

 
Trabalhos relativos à SIAA 2017 já iniciaram PDF E-mail

No âmbito do grupo de trabalho de Divulgação do Projeto RCAAP iniciaram-se os trabalhos relativos à planificação e atualização dos materiais relacionados com a Semana Internacional do Acesso Aberto (SIAA) 2017.

Pretende-se que em 2017 mais Instituições adiram a este movimento internacional que irá decorrer de 23 a 29 de outubro com a temática "Everywhere".

Sugerimos que sejam planeadas e realizadas pequenas atividades mas com forte impacto junto da Comunidade de cada um.

Para já, deixamos algumas sugestões:

- registo / atualização  da informação no ROARMAP

- registo / atualização  da informação no DOAJ

- registo / atualização  da informação no openDOAR

Façam-nos chegar as vossas atividades para publicação no website: http://www.acessolivre.pt/ e no facebook do Projeto RCAAP.

Em 2017 queremos uma Comunidade perspicaz, audaz!!!

Contamos com todos na celebração deste movimento.

 


Página 1 de 13