Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Dicas de Pesquisa - como Pesquisar documentos | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Dicas de Pesquisa

  • PDF
  • E-mail

Para realizar uma pesquisa na página inicial do portal RCAAP (designada como pesquisa simples) basta introduzir uma ou várias palavras (termos de pesquisa). A pesquisa por defeito exibe registos de recursos portugueses e brasileiros. Pode optar por pesquisar apenas registos portugueses ou brasileiros clicando na bandeira do país respetivo.

Tenha o cuidado de adaptar as suas pesquisas à latitude do tema. Se este for muito abrangente, se possível selecione aspetos parcelares e restrinja a pesquisa a determinados períodos temporais ou a certa tipologia de documento. Se as suas pesquisas não devolverem resultados, tente pesquisar termos mais genéricos ou palavras-chave relacionadas, com recurso a thesaurus. Utilize também sinónimos dos termos que pesquisa e realize pesquisas noutros idiomas. Verifique sempre se a ortografia está correta!

No caso de inserir várias palavras, serão apenas recuperados os documentos que contenham todas as palavras inseridas na caixa de pesquisa.

Se pretender pesquisar um termo exato, insira-o entre aspas, como por exemplo: "classification of chemical reactions".

Utilize a truncatura (*) para retornar palavras com a mesma raiz. Por exemplo, "educ*" recupera "educação", "educando", "educar",  "education", etc.
O motor de pesquisa não efetua qualquer distinção entre maiúsculas e minúsculas, nem considera acentos ou marcas diacríticas. Sendo assim, se pesquisar "Consciência" ou "consciencia" retornará os mesmos documentos.

Para excluir um termo da pesquisa, use o símbolo - em frente ao termo de pesquisa relevante, como por exemplo: "chemical -reaction". Neste caso serão apresentados todos os documentos com a palavra "chemical" mas que não possuam a palavra "reaction".
O motor de pesquisa ignora palavras de ligação comuns (da, a, de, e, dos, etc.), e termos genéricos como "http" e ".com", pois raramente são significativos e úteis para a pesquisa. O limite mínimo de caracteres para pesquisa é de três, como por exemplo: “xml”.

  • Google Bookmarks
  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • deli.cio.us
  • Digg