Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

SHARE 2 IR - gerir Repositório / Revista | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

SHARE 2 IR

  • PDF
  • E-mail

Introdução ao SHARE 2 IR

O projeto RCAAP teve desde sempre a preocupação de interoperabilidade entre sistemas de informação e com este serviço efetua uma ponte entre duas realidades distintas, as revistas científicas e os repositórios institucionais.

Esta integração é portanto um passo de aproximação e integração das revistas científicas com os repositórios institucionais no sentido de partilhar informação com o repositório e o de criar valor acrescentado à revista pois o autor poderá dispensar o depósito no repositório, uma vez que este será assegurado pela revista.

O objetivo do serviço SHARE 2 IR é permitir às revistas científicas a partilha da sua informação (trabalhos dos autores) para os repositórios institucionais com base na afiliação dos autores. Muitas instituições preconizam, através de políticas institucionais, o depósito obrigatório no repositório científico de todos os trabalhos produzidos pelos membros da instituição e esta é uma forma simples e integrada de contribuir para essas políticas ou simplesmente para divulgar no seu repositório institucional os trabalhos desenvolvidos pelos seus membros.

Este serviço permitirá organizar revistas que estejam dispostas a desenvolver este serviço, assim como repositórios dispostos a receber as publicações.

Inicialmente focado no contexto dos serviços do projeto RCAAP, este serviço pode facilmente ser disseminado desde que ambos, repositórios e revistas, cumpram com os requisitos técnicos.

Para a revista, tem a vantagem de apenas com alguns cliques, enviar as produções científicas para diversos repositórios institucionais e por outro, permite que os repositórios recebam automaticamente esses trabalhos e sigam os processos de validação internos normais.

Para o projeto RCAAP, este é mais um serviço de baixo esforço que otimiza a ligação entre os serviços, sendo uma mais-valia para os repositórios e revistas.

Para dúvidas ou questões use o contacto de email:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Descrição do Serviço

O serviço SHARE2IR implica a configuração do protocolo SWORD no software DSpace e no OJS, possibilitando a integração de sistemas que disponibilizam recursos, por meio de especificações de um protocolo que permite um depósito remoto automático. Com isso, possibilita que informações de um sistema (OJS) possam ser transferidas para outro (DSpace – RI). Além disso, enriquece o acervo dos repositórios institucionais e evita novos depósitos dos trabalhos.

Requisitos mínimos para Revistas

O OJS permite a utilização do plugin SWORD desde a versão 2.3.3.

Requisitos mínimos para Repositórios

O sistema DSpace implementa há muito o protocolo SWORD, pelo que qualquer versão do DSpace possibilita esta integração. 

 

Manual para Revistas

Para que o serviço seja efetivamente implementado é necessário que o Editor-Gestor configure o serviço SHARE 2 IR na sua própria revista.

Disponibilizamos um manual de configuração do serviço numa revista científica aqui (Link para PDF). 

Manual para Repositórios

Para que o depósito dos artigos seja efetivado nos repositórios institucionais é necessário que previamente seja criada uma Comunidade e /ou Coleção para receber os artigos enviados a partir de uma revista que possua este serviço configurado.

A criação da Comunidade e / ou Coleção, assim como a gestão da mesma, é da responsabilidade do Gestor(a) do RI escolhido para Ponto de Depósito.

No entanto, o Editor – Gestor da revista deverá passar a ter permissões de depósito. Para tal, será necessário efetuar o seu registo no RI pretendido.

Disponibilizamos um manual de configuração do serviço numa revista científica aqui (Link para PDF).

 

Consulte ainda os Recursos Integrados no SHARE 2 IR