Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Gestores de repositórios - gerir Repositório / Revista | RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Gestores de repositórios

  • PDF
  • E-mail

Os gestores de repositórios assumem um papel preponderante no sucesso do repositório institucional. Dessa forma, é necessário desenvolver um contexto favorável que lhes permita desenvolver as competências essenciais à sua atividade.

Por um lado, é necessária a sua familiarização com as temáticas e os pressupostos do projeto, informação essa que poderá encontrar neste website, através da leitura das FAQ, ligações e documentos de apoio. Por outro lado, existe uma componente de formação específica para gestores, não só ao nível das competências gerais e técnicas, mas também de gestão administrativa de todo o processo, nomeadamente na gestão de comunidades, coleções, direitos de autor, etc…

Para além dessas competências, deverão ainda os gestores conhecer as diversas diretrizes para interoperabilidade com outras iniciativas:

Diretrizes DRIVER

Fornecem uma adequada orientação aos gestores dos novos repositórios na definição de políticas locais de gestão de dados e aos gestores de repositórios já existentes, um conjunto de medidas para adequar o seu repositório às orientações definidas num âmbito mais global;

Mais informação em: http://projeto.rcaap.pt/index.php/lang-pt/consultar-recursos-de-apoio/remository?func=select&id=38

Diretrizes OpenAIRE

Fornecem orientações para os gestores de repositórios definirem e implementarem as suas políticas locais de gestão de dados em conformidade com as exigências Open Access da Comissão Europeia.

Mais informação em: http://www.openaire.eu

Finalmente, os gestores de repositórios, poderão seguir a todo o tempo um processo de auto-formação dividido em 7 módulos e definido com base nas competências essenciais que os gestores devem possuir para iniciar a sua nova atividade. Para mais informações, consulte a secção "Recursos de Apoio".

  • Google Bookmarks
  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • deli.cio.us
  • Digg