Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)
Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).
O Validador de Repositórios é uma ferramenta desenvolvida no âmbito do projeto RCAAP com o objetivo de aferir o grau de conformidade de um repositório com as diretrizes definidas no âmbito do projeto.
Mesmo com a aplicação de normas padronizadas, como o Dublin Core e o OAI-PMH, as interpretações locais muitas vezes comprometem a qualidade dos metadados e a interoperabilidade técnica. Testes preliminares indicam que, embora sejam muito poucos os repositórios que não possam ser recolhidos (harvested), apenas alguns conseguem disponibilizar XML 100% válido – como resultado poucas informações serão disponibilizadas para pesquisa.
Assim, no quadro do projeto RCAAP foi decidido usar as Guidelines DRIVER como o padrão de interoperabilidade dos repositórios portugueses. A utilização das Guidelines DRIVER neste contexto, para além de garantir a necessária harmonização entre os repositórios participantes no projeto RCAAP, facilita ainda a integração, interoperabilidade e compatibilidade dos repositórios portugueses, e do portal RCAAP, com o que parece ir constituir o “padrão europeu” e com a infra-estrutura europeia de repositórios.
Cada relatório de validação criado pela ferramenta de validação lista dois tipos de informação, os erros e os avisos. Os erros são todos os aspectos não conformes às directrizes implementadas, enquanto que os avisos são correcções aconselháveis e não obrigatórias.
É considerado um erro:
É considerado um aviso: