Página do Projecto RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal)

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: menu principal (tecla de atalho 1); menu de acções RCAAP (tecla de atalho 2) e conteúdo principal (tecla de atalho 3).

Diretrizes - gerir Repositório / Revista | RCAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

Diretrizes

  • PDF
  • E-mail

Existem diversas diretrizes e orientações que são consideradas no contexto dos serviços do RCAAP e que são aconselhadas a quem desenvolve ou pretende vir a criar o seu próprio repositório.

A utilização destas diretrizes garante, à partida, a interoperabilidade entre sistemas e serviços.

Diretrizes:

OpenAIRE

Enquanto as diretrizes DRIVER permitem a interoperabilidade entre os repositórios, as diretrizes OpenAIRE pretendem apenas que as publicações do FP7/ERC estejam visíveis em repositórios institucionais ou no repositório central. Contudo, é necessário implementar os requisitos para que se possa agregar centralmente todas publicações.

 http://www.openaire.eu

 

Driver

A criação de um portal (meta-repositório) reunindo metadados dos diversos repositórios portugueses de literatura científica e constituindo-se como ponto único de pesquisa e acesso aos conteúdos desses repositórios, exige a existência e aplicação de padrões mínimos e comuns entre todos os participantes.

Esses padrões comuns são indispensáveis para desenvolver serviços de qualidade e garantir a interoperabilidade. Referem-se, particularmente, a três aspetos:

-O tipo de conteúdos que se encontram nos repositórios disponíveis para serem agregados;

-Os metadados que descrevem esses conteúdos;

-A implementação do protocolo OAI-PMH para disponibilizar os metadados.

Em  2007 o projeto Digital Repository Infrastructure Vision for European Research  (DRIVER) publicou as Guidelines for content providers: Exposing textual resources with OAI-PMH, que contêm recomendações quanto a esses três aspetos. Essas Guidelines foram sendo adotadas e despertando crescente interesse, não apenas entre os membros do consórcio do projeto DRIVER, mas também junto de muitas outras organizações europeias e extra-europeias.

No quadro do projeto RCAAP foi decidido usar as Guidelines DRIVER como o padrão de interoperabilidade dos repositórios portugueses. A utilização das Guidelines DRIVER neste contexto, para além de garantir a necessária harmonização entre os repositórios participantes no projeto RCAAP, facilita ainda a integração, interoperabilidade e compatibilidade dos repositórios portugueses e do portal RCAAP, com a infraestrutura europeia de repositórios.

Para facilitar a sua utilização e implementação as Guidelines foram traduzidas para português. 

-Diretrizes DRIVER

  • Google Bookmarks
  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • deli.cio.us
  • Digg