Open Access

Ícone iDevice O que é o Open Access?
Open Access, "Acesso Livre" (ou “Acesso Aberto”) significa a disponibilização livre na Internet de literatura de carácter académico ou científico (em particular os artigos de revistas científicas com revisão pelos pares), permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos.

 

“Uma velha tradição e uma nova tecnologia convergiram para tornarem possível o aparecimento de um bem público sem precedentes. A velha tradição é a boa-vontade de investigadores e cientistas publicarem os resultados da sua investigação em revistas científicas, sem qualquer remuneração, apenas em prol da investigação e difusão do conhecimento. A nova tecnologia é a Internet. O benefício público que as duas possibilitam é a distribuição electrónica, a uma escala mundial, da literatura científica publicada em revistas científicas e técnicas dotadas de comité científico (peer review), de forma gratuita e sem restrições de acesso a investigadores, docentes, alunos e outros indivíduos interessados. A eliminação de barreiras de acesso à literatura científica ajudará a acelerar a investigação, a enriquecer a educação, a atenuar a distância e a partilha entre o rico e o pobre, tornar a informação o mais útil possível, e cimentar as bases para uma união da humanidade a través do diálogo intelectual e a procura do conhecimento. Por várias razões, este tipo de disponibilidade em rede, gratuita e sem restrições, a que chamaremos de Acesso Livre (Open Access) tem estado até ao momento limitado a domínios científicos restritos. Contudo, dentro das limitações destas colecções, distintas iniciativas tem revelado que o Acesso Livre é economicamente viável, que proporciona aos leitores um poder extraordinário para aceder a literatura relevante, e brinda os autores e os seus trabalhos com uma nova dimensão, uma nova visibilidade, um novo impacto, e um público mais vasto. (…)”

 

Budapest Open Access Initiative


Ícone iDevice Vantagens do Open Access

As principais vantagens do Acesso Livre são:

  • A eliminação de barreiras ao acesso e utilização de informação de C&T: barreiras de preço (das revistas) e barreiras de utilização associadas ao uso restritivo de direitos de autor, condições de licenciamento, etc. A eliminação destas barreiras potencia a utilidade da literatura científica, acelera a investigação e enriquece o processo educativo.
  • Para os autores/investigadores o acesso livre traduz-se em maior visibilidade, leitura e impacto (mais citações) da investigação que produzem.
  • Para as bibliotecas e unidades de investigação o acesso livre pode contribuir para ultrapassar as limitações e contradições do actual modelo de publicação, com condições de licenciamento e preços que não correspondem aos interesses destas instituições.

 


Ícone iDevice Apresentação sobre a temática dos Repositórios

Nota:

Requer o Quicktime Player, disponível aqui!

 

Visualizar Apresentação


Ícone iDevice Vantagens do Open Access

Apresentação das vantagesn do Open Access pelos autores e editores da BioMed Central.


Ícone iDevice Filme sobre Open Access

Filme de Romel Espinel e Josh Hadro, adaptado de: "The Manifesto of the Communist Party", de Karl Marx e Frederich Engels.

Visualizar


Formação de Administradores | Repositório de Acesso Aberto de Portugal
Promotores